Situação de aprendizagem "Contemplando a diversidade".
Publico alvo: 9º ano
Aulas previstas: 06
Material: texto: “Pausa” Moacyr Scliar – Filme “Se eu fosse você” – texto: “Pausa” Mário Quintana – Musica “Cotidiano” Chico Buarque.
Objetivos da leitura: Trabalhar as diversidades em sala de aula. Pausas para abordar intertextualidade. Enriquecimento do vocabulário. Sinais de pontuação. Sonoridade no texto (Pausa).
Organização dos alunos: Alunos agrupados em duplas (selecionados pelo professor- alunos com dificuldade auxiliado por alunos com menos dificuldade).
Conteúdos e temas: Reconhecer as características do gênero crônica narrativa. Fazer o levantamento prévio sobre o assunto (cotidiano), relacionamento no casamento e no trabalho. Levantar hipóteses sobre cotidiano, fatores repetitivos no dia-a-dia, tudo a respeito do texto. Utilizar o registro da escrita de um parágrafo para melhor compreensão do texto.
Leitura compartilhada: Confirmação das expectativas criadas antes da leitura. Localização da ideia principal ou do tema. Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferências (consulta a dicionários). Identificação de palavras–chave para determinar conceitos. Leitura da narrativa com ênfase em produção de crônicas. Paragrafação e conceitos de denotação e conotação.
Estratégias: Trabalho direcionado a grupos produtivos (alunos monitores).Comparação de textos organizados com base na tipologia narrativa, análise de textos dos alunos sempre fazendo intervenções.
Recursos: Texto. Utilização da internet, sala de informática. Filme. Música.
Avaliação: Produção coletiva de crônica narrativa que retratem o cotidiano do aluno. Troca de impressões sobre o texto. Expressar experiências embasadas no conteúdo do filme que retrata o dia-a-dia de um casal que troca de identidade.
Intertextualidade: “O homem nu” – Fernando Sabino.
Diversidade: Os alunos devem ser estimulados a escrever o nome da história, o nome dos personagens, o começo e o final. Se eles não conseguirem, o professor deve escrever para eles e ler junto. Oferecer livros, revistas, suplementos de jornais diversos e estimular os alunos a copiarem listas de palavras ilustrando- as com desenhos ou recortes (registro que tenham significados para eles) Já os alunos com menos dificuldade devem assinalar os problemas e fazer comentários.
No texto Pausa, de Moacir Scliar, procuramos resgatar a importância de trabalhar com
ResponderExcluirgrupos de apoio, isto é, contemplar a diversidade, através de alunos monitores, nós sabemos que
na sala de aula existe alunos que possuem mais dificuldades, desta forma, podemos agrupá-los de
forma diversificada, com alunos mais fortes.
de maneira geral, eu achei que a situação ficou muito boa.
No texto Pausa, de Moacir Scliar, o nosso grupo procurou enfatizar o cotidiano de um casal na rotina do dia a dia, nós identificamos a crônica com o filme"Se eu fosse você", com Glória Pires e Tony Ramos , que convivem com o stress no casamento causado pelo desgaste diário.No filme, eles trocam de identidade
ResponderExcluirpara que possam se entender e conseguir superar as crises.
Na crônica "Pausa", a figura da esposa de Samuel é apresentada com alguns aspectos que nos leva a entender que há uma rejeição por parte do esposo (Samuel,ao se levantar evita fazer barulho para que ela não perceba que irá sair novamente, prefere
comer sanduíches a vir almoçar em casa, o diálogo entre o casal é muito curto e antes que ela fale muito,ele pega o chapéu e sai).
Notamos que na crônica, como no filme, as relações se desgastam em decorrência da rotina.