segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem No Aeroporto- Márcia Quirino

                                                Texto: No Aeroporto
   (Carlos Drummond  de Andrade)
 
I - Atividade Pré-Leitura: 

· Levantar questões sobre o título do texto (No Aeroporto), quais situações ocorrem nesse determinado lugar, o que acontece, e para quê serve um aeroporto; 
· O que eles esperam (hipóteses) sobre um texto com esse título (viagem, partidas, despedidas...);
· Breve explicação sobre o autor (Carlos Drummond de Andrade);
· Especificar características presentes no gênero textual “crônica”;
. Contextualizar o aluno;
· Objetivos da aula e leitura: Apresentação da estrutura da crônica;



II - Atividade durante a leitura: 

· Leitura feita pelo professor; 
· Confirmar ou corrigir as hipóteses feitas antes de ler;
· Construção da ideia central e tema (sentido global) do texto;
· Explicar palavras desconhecidas e importantes para o desenvolvimento da leitura;



III - Atividade Pós-Leitura: 

· Reflexão existencial (interpretação) sobre assuntos cotidianos que às vezes passam despercebidos por nós;
--------------------------------------------------
Avaliação:

· Inversão do ponto de vista: Montar e construir um texto com a versão da criança sobre os acontecimentos. 
· Dividir o texto em partes distribuídas em filipetas para que assim os alunos coloquem na sequência correta.
· Pedir para ilustrarem o texto em forma de quadrinhos.
 
 
Alunos do 8º Ano Laranja da E.E. José Conti - Igaraçu do Tietê 


                                 Alunos do 9º Ano Vermelho da E.E. José Conti - Igaraçu do Tietê

 
Ilustração do personagem Pedro feita pelos alunos. 
                                         
 

                                       Ilustração do personagem Pedro feita pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário