A leitura e a escrita são competências fundamentais que devem ser trabalhadas em todas as áreas, portanto quando há a interdisciplinaridade, um trabalho em conjunto; há uma melhor aprendizagem.
A viabilização da aprendizagem requer um maior comprometimento do professor.
No momento da leitura do texto, o docente deverá "ler para o aluno" e "ler com o aluno", tornando esse momento um ato prazeroso e não imposto.
O hábito de leitura deve ser estimulado pelo professor, pois ele deverá sempre instigar o aluno e propor estratégias de leitura para que o aluno possa adquirir compreensão e conseguir interpretar um texto.
Para formar leitores competentes, o docente deverá sempre ativar os cohecimentos prévios do aluno; pois ao ler um texto nós mobilizamos aspectos cognitivos, formulação de hipóteses, percepção global de palavras e expressões para decodificar o texto e interpretá-lo .
Em minha prática de leitura eu utilizo muito a reescrita de um texto , como se trata de 6º ano, eu trabalho vários gêneros textuais, crônicas, contos, fábulas.
Eu trabalhei com fábulas no início do ano, lemos várias e cada aluno escolheu uma para ler , fizemos rodas de leitura, discutimos a moral e depois eu os agrupei e finalizaram com um teatrinho de fantoches, foi muito bom.
O professor deve propor situações diversificadas de leitura.
ResponderExcluirO professor deve instigar seu aluno no processo de leitura para que ele possa exprimir seus pensamentos e idéias.
ResponderExcluir