sexta-feira, 31 de maio de 2013

Depoimento experiências com leitura e escrita

Na infância eu manifestei o gosto  pela leitura, antes de ser alfabetizada, eu adorava ouvir histórias
que a vovó  contava e depois  eu  recontava-as para meus colegas e primos. Foi uma época inesquecível
da minha vida.Logo depois quando entrei para a escola cursar o primeiro ano, fiquei encantada, pois a minha primeira professora  era para mim, a minha " fada madrinha", a qual iria levar-me ao "castelo encantado das palavras e histórias".
Eu a admirava muito e  adorava seu jeito meigo de ensinar e contar histórias.Dentre  os livros que li, um dos primeiros que marcou muito para mim foi " Reinações de Narizinho".
O conto  mais marcante foi  o da "Pílula Falante". Nós realizamos um teatro  sobre o conto e depois nos reunimos e dançamos  a música  "Emília, a boneca gente ", de Baby Consuelo.
O segundo livro que eu li e marcou muito foi o "Pequeno  Príncipe", de Saint- Exupéry; no qual o autor  nos desperta para o valor das coisas  mais simples, que são esquecidas pelos adultos.
Um trecho interessante é aquele em que a raposa diz: "Só  se vê bem com o coração. O essencial  é invisível para os olhos".
Esse trecho nos faz refletir que a criança concebe os fatos e entende-os com a pureza do coração e o adulto só percebe e valoriza as coisas que lhe são convenientes e relevantes.

MEUS PERSONAGENS DA INFÂNCIA







Depoimento- Leitura e Escrita

A leitura  e a escrita  são competências fundamentais  que  devem ser trabalhadas  em todas as áreas, portanto quando há a interdisciplinaridade, um trabalho em conjunto; há uma  melhor aprendizagem.
A viabilização  da  aprendizagem  requer  um maior comprometimento  do  professor.
No momento da leitura do texto, o docente  deverá "ler para o aluno"  e "ler com o aluno", tornando esse momento um ato prazeroso e não imposto.
O hábito de leitura deve ser estimulado pelo professor, pois ele deverá sempre instigar o aluno e propor estratégias de leitura  para   que o aluno possa adquirir compreensão e conseguir interpretar um texto. 
Para formar leitores competentes, o  docente deverá sempre  ativar os cohecimentos prévios do aluno; pois ao ler um texto nós mobilizamos  aspectos cognitivos, formulação de hipóteses, percepção global de palavras e expressões para decodificar o texto e interpretá-lo .
Em minha prática de leitura eu utilizo muito a reescrita de um texto , como se trata de  6º ano, eu trabalho vários gêneros textuais, crônicas, contos, fábulas.
Eu  trabalhei com fábulas no início do ano, lemos várias e cada aluno escolheu uma para ler , fizemos rodas de leitura, discutimos a moral e depois eu os agrupei e finalizaram com um teatrinho de fantoches, foi muito bom.

Perfil Maria Carolina


MARIA CAROLINA POZZATTO DAIPRE (Cursista) 
Mineiros do Tietê-SP 

Meu nome é Maria  Carolina, sou professora de Inglês efetiva e tenho uma sala de Lingua Portuguesa (6 º  Ano)., na escola EE "José Alves Mira", em Dois Córregos- SP.
 Eu estou atuando na rede há cerca  de 19 anos  e  gosto muito do que faço, esse curso veio acrescentar mais conhecimento e  informações necessárias para o meu aperfeiçoamento  profissional.
Eu adoro ler e assistir filmes  com  fundo moral.

Apresentação do curso / O Blog "Ler Mais"

1- Curso "Melhor  Gestão, Melhor Ensino"
 É um curso que tem por objetivo acrescentar conhecimento,informação e interatividade  entre os  professores  da Rede Estadual  de Ensino.
Durante  os encontros presenciais analisamos textos e assistimos palestras , foi muito enriquecedor, pois pudemos interagir, refletir e trocar  vivências com as atividades desenvolvidas.
Nós elaboramos situações de Aprendizagem e sequências didáticas e no final  houve a socialização das atividades.
Foi uma experiência maravilhosa!!!
O objetivo deste curso  é a construção de um blog  coletivo e da escrita colaborativa, que discute e aborda o tema "Leitura e Escrita"
O  blog  "Ler Mais "  é uma das atividades  do Curso a Distância".

2- O blog  "Ler  mais "  foi criado  com o apoio da equipe do MGME,  com  o  objetivo de  enriquecer a  escrita colaborativa entre os  grupos,   troca de experiências em sala de aula ; para que haja maior conscientização dos  professores quanto a necessidade de seus alunos lerem  e escreverem mais  para que aperfeiçoem  seus repertórios léxicos  e como consequência;a melhora no desempenho da leitura e escrita.